sexta-feira

Palavra e imagem

O livro pré-moderno é eminentemente heterogéneo, não há texto sem iluminura ou cercadura. Palavra e imagem comungam do mesmo espaço de visibilidade, partilhando o sistema significante e interagindo na construção de significado.
A descoberta da imprensa e a emergência do livro moderno operou uma separação entre estes dois campos, autonomizando a palavra e homogeneizando o texto, que se impõe como soberano no espaço comunicacional e relega a imagem para uma plano secundário, exterior à textualidade e dependente desta.
O
sistema hiper mediático vem revitalizar esta relação, lançando um sistema significante multifacetado, feito de entrelaçamentos de várias linguagens, nenhuma das quais determinante em relação às outras. Texto e imagem ocupam agora dois campos autónomos, no sentido de que nenhum é subjugado ao outro, mas interagem profundamente, num enriquecimento do campo comunicacional anteriormente impossível, quer pelo enriquecimento individual de cada um (de notar que a imagem num ambiente electrónico reveste-se de todo um mundo de novas potencialidades, quantitativas e qualitativas, que o papel não oferecia, nomeadamente a possibilidade de introdução de movimento através de trechos de vídeo) quer pelo uso em conjunto das duas áreas comunicacionais.

Rute F. Araújo; in http://www.citi.pt/estudos_multi/rute_araujo/texto_imagem.html

Sem comentários: